Encontro destaca importância de sistemas contra incêndio
13/02/2019
Necessidade de regulamentação junto ao Corpo de Bombeiros, reúne interessados na ACIB
Encontro promovido pela Associação Comercial e Industrial de Bastos (ACIB) reuniu dezenas de convidados entre engenheiros, arquitetos, representantes de escritórios de contabilidade, corretores de seguros, integrantes da prefeitura, e comerciantes em geral, com representantes do Corpo de Bombeiros de Tupã, para discussão sobre a importância de se ter sistemas contra incêndio em residências ou em estabelecimentos ou de prestação de serviço, como segurança pública. “Uma preocupação atual diante de tantos desastres que estão acontecendo pelo Brasil afora”, disse o presidente da ACIB de Bastos, José Cláudio Caldeira, que convidou o subtenente Thomas Gomes e os cabos: Homero Tavares Fernandes e Roberval Burneiko Leite, para uma exposição sobre o assunto, na sede da entidade associativa.

Com mais de 70 participantes no Auditório Takami Shibata, na sede da associação comercial de Bastos, a reunião foi considerada de grande proveito em virtude do bom número de participantes e da interatividade que foi grande, com boa quantidade de perguntas e respostas esclarecedoras. “A preocupação de se ter o CLCB e a AVCB são bastante grandes entre os comerciantes principalmente”, argumentou o presidente da entidade que promoveu o encontro exatamente para este tipo de esclarecimento, pois, são documentos necessários que a prefeitura de Bastos passou a exigir dos estabelecimentos comerciais, industriais, de serviços, entre outros, para a emissão dos alvarás de licença e funcionamento do empreendimento a partir deste ano. “Nada melhor do que haver um esclarecimento coletivo”, acredita o dirigente.

O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e o Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros (CLCB), são dois documentos de grande importância para se evitar qualquer tipo de surpresa e são necessários em todos os estabelecimentos comerciais. “O AVCB é o documento emitido pelo Corpo de Bombeiros certificando que, durante a vistoria, a edificação possuía as condições de segurança contra incêndio”, explicou José Cláudio Caldeira. “É um conjunto de medidas estruturais, técnicas e organizacionais integradas para garantir a edificação um nível ótimo de proteção no segmento de segurança contra incêndios e pânico”, completou ao alertar que o documento é previsto pela legislação e constantes no processo, estabelecendo um período de revalidação. “Dai a necessidade de se atualizar constantemente”, frisou o dirigente bastense.

Já o CLCB, de acordo com o presidente da ACIB de Bastos, é o documento emitido pelo Corpo de Bombeiros, certificando que a edificação foi enquadrada como sendo de baixo potencial de risco à vida ou ao patrimônio, e concluiu com êxito o processo de segurança contra incêndio para regularização junto ao Corpo de Bombeiros. “O CLCB possui a mesma eficácia do AVCB, para fins de comprovação de regularização da edificação perante outros órgãos”, completou o dirigente ao parabenizar os participantes do encontro e os expositores que foram muito bem nas explicações.

#
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
FOTOS
ACIB ASSOCIADOS BENEFÍCIOS CALENDÁRIO NOTÍCIAS CONTATO
Whats
Copyright © | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS